Início » Imposto de Renda 2024: o que você precisa saber
Imposto de Renda 2024: o que você precisa saber
O período de declaração do Imposto de Renda 2024 pode gerar algumas dúvidas, sobretudo a respeito de mudanças em relação aos anos anteriores. Com a abertura antecipada do sistema, quem não deixa para a última hora pode se beneficiar.
Imposto de renda 2024: o programa
As etapas do programa de Imposto de Renda 2024 foram antecipadas e o período de declarações já começou. Portanto, se você ainda não está por dentro desse assunto, encontrou o lugar certo, pois esse é o tema de hoje no blog da Partner Contabilidade.
No dia 12 de março, a Receita Federal liberou a funcionalidade de declarações pré-preenchidas no sistema de IR. Com isso, contribuintes podem começar o processo de confirmação dos dados, o que pode ser concluído, com o envio definitivo de informações, no dia 31 de maio. Por isso, algumas mudanças no Imposto de Renda 2024 estão previstas em relação aos anos anteriores. Continue lendo para saber mais.
Imposto de renda 2024: o que muda em relação a 2023
Uma das maiores novidades do Imposto de Renda 2024 é a mudança e aumento da faixa de isenção, proveniente de um limite de rendimentos maior que em 2023. A proposta, aprovada pelo Governo Federal em maio do ano passado, garante a não obrigatoriedade de declarações para quem recebe até R$2.640. À época, o valor equivalia a dois salários mínimos.
Outro ponto comentado para este ano são as novas regras para fundos exclusivos e offshores. Assim, a taxação, que era feita por meio de alíquota de 15%, só ocorria quando os rendimentos retornavam ao país. Portanto, no imposto de renda 2024, os valores deverão ser declarados, com incidência de alíquotas, ainda que os continuem concentrados em outro país.
Como fazer declaração este ano
Quem tem uma conta gov.br nível prata ou ouro consegue acessar o sistema integrado de declarações da Receita Federal. Há diferentes opções de acesso, sendo que o preenchimento dos dados pode ocorrer até através do Portal e-cac.
Também há o software Meu Imposto de Renda, disponível para computadores com diferentes sistemas operacionais. Além disso, também há o aplicativo, disponível para celulares e tablets.
É muito importante verificar se todas as informações prestadas estão corretas, bem como se todos os informes de rendimentos solicitados estão adequadamente preenchidos e anexados na declaração. Se tiver rendimentos, ainda que isentos, é necessário declará-los também. Além disso, uma das mudanças desse ano é a inserção de informações detalhadas sobre criptomoedas.
Outro detalhe importante é a atenção aos prazos. Como o período de declarações está apenas no início, é muito comum esquecê-lo e só se lembrar quando já está chegando ao fim. Por isso, para evitar a falta de tempo na revisão de informações, é recomendável começar o quanto antes. Afinal, se antecipar também é uma forma de se prevenir contra erros e problemas fiscais.
Lembre-se: este ano é possível fazer o envio até o dia 31 de maio. Quem não realizar os trâmites previstos em lei, pode enfrentar multas e até processos por sonegação.
Quer realizar a sua declaração de Imposto de Renda 2024 com tranquilidade? Conte com a Partner!