Início » Como abrir uma empresa: o passo a passo
Como abrir uma empresa: o passo a passo
A abertura de um empreendimento requer atenção com todos os detalhes, que se iniciam em etapas anteriores, ainda na concepção das primeiras ideias. Por isso, ao perguntar a especialistas como abrir uma empresa, há muitos caminhos possíveis para seguir.
Como abrir uma empresa: Etapas pré-abertura
Começar um negócio sem planejamento é um risco que ninguém deveria correr. Por esse motivo, a Partner Contabilidade criou um guia exclusivo para quem deseja se aprofundar nos detalhes envolvidos nessa decisão.
Para começar, é preciso discorrer sobre as etapas anteriores à abertura do estabelecimento. Por exemplo, quanto maior o grau de definição nesse momento, melhor será o direcionamento nos trâmites seguintes.
Confira quais são estes passos, a seguir:
- Definição do tipo de empreendimento: É importante definir se o estabelecimento terá como foco a venda de produtos ou a prestação de serviços. Para isso, você pode contar com a ajuda dos contadores da Partner.
- Formação em empreendedorismo: Nenhum conhecimento cai do céu e se aprofundar na gestão de negócios é a melhor forma de começar. Inclusive, há muitas opções gratuitas.
- Conhecimento financeiro: Integrante dos aspectos da gestão empresarial, as noções financeiras são indispensáveis para iniciar a atividade de um estabelecimento. Sem essa estrutura, o negócio fica à deriva.
- Uso de estratégias de marketing: Também é necessário compreender quais ferramentas de divulgação serão utilizadas na concretização de metas a curto e longo prazo.
Se estes passos estiverem bem definidos, é hora de pensar em aspectos mais formais. Continue no blog e tenha mais dicas sobre como abrir uma empresa.
Como abrir uma empresa: Porte e regime tributário
Quem deseja saber como abrir uma empresa também deve se preocupar com aspectos mais formais dessa movimentação. Portanto, o porte e o regime tributário do empreendimento são duas questões que devem ser pensadas em conjunto, uma vez que são muito dependentes.
Há, no Brasil, três regimes principais de tributação de empresas, sendo eles variáveis de acordo com o porte escolhido. Este último, por sua vez, é determinado de acordo com o faturamento bruto anual do empreendimento.
Por exemplo, o Simples Nacional é o regime com maior volume de empresas cadastradas no país. Esse regime tributário envolve tanto os microempreendedores individuais (MEI) quanto os estabelecimentos cujo faturamento anual seja de no máximo R$4,8 milhões.
Os regimes de Lucro Presumido e Lucro Real , por sua vez, costumam ser os escolhidos de empresas de grande porte e instituições financeiras.
Embora nem sempre seja possível determinar o faturamento de uma empresa antes do início de suas atividades, há projeções baseadas em estimativas e no próprio capital social disponível para começar o negócio.
Agora que você já sabe como abrir uma empresa, conheça os documentos e locais de entrega para cada caso.
Entrega de documentação
Como dito, há diferenciações entre as empresas de acordo com porte e regime de tributação. Sendo assim, as maneiras de entrega de documentação também podem variar.
Após o preenchimento de informações essenciais, pode ser necessário fazer entregas complementares na prefeitura do município sede da empresa. Porém, para os demais portes, a abertura deve ser feita com a entrega de documentos na Junta Comercial da região de abertura.
Por fim, o dossiê é composto pela identificação do responsável pelo CNPJ, comprovantes de endereço e declarações de Imposto de Renda.
Quer conhecer o melhor serviço contábil da região? Acesse o site da Partner!